Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +55 18 99724-2884

Personalidade em destaque: Padre Sebastião

Um homem seguidor da palavra de Deus, movido pela fé. Hoje vamos conhecer um pouco mais da vida deste homem, que está em nossa cidade a frente da igreja São Sebastião há mais de uma década. Sempre prezando o respeito e a responsabilidade para com o celibato.

Nascido em 28 de setembro de 1957, em Araçatuba, teve uma infância pobre, entretanto unida com os pais, Benedito Gonçalves (falecido) e Rosa Gonçalves da Costa (falecida), além dos irmãos Benedito (falecido), Carlos José e Sebastiana.

Aos 7 anos de idade, mudou-se para Glicério, onde interessou se pela igreja. Foi coroinha, ministro da palavra e da eucaristia. Antes de decidir se pelo celibato, teve um breve romance. Isso mesmo, entre 20 e 22 anos, Padre  Sebastião teve  uma namorada.

Trabalhou como roceiro e também na fábrica Color visão, que na época fabricava as famosas telas coloridas que se adaptavam aos televisores  preto e branco, além das famosas máquinas de lavar roupas Colormaq, onde ficou por 6 anos. E acredite se quiser, mas o Padre Sebastião também trabalhou de pedreiro na Prefeitura de Araçatuba, com ele não tinha esse negócio de preguiça não , pois enfrentava qualquer tipo de serviço.

Então veio a decisão. Frequentador da paróquia Santana em Araçatuba, incentivado pelo então Padre José Cláudio dos Santos, aos 28 anos de idade, abraçou a Religião de vez e foi para o seminário. Numa longa jornada de estudos, fez o seminário menor em Lins, de 1984 à 1985, depois voltou para a paróquia Santana em Araçatuba, onde foi prestar vestibular no seminário sagrado coração de Jesus de Marília e fez o curso de filosofia de 1987 à 1990. De 1990 a 1994 estudou teologia no itra ( Instituto teológico rainha dos apóstolos em Marília).

Em 3 de fevereiro de 1995, foi ordenado presbitério na diocese de Araçatuba, mais precisamente na cidade de Gabriel Monteiro, e no mês de maio do mesmo ano, também foi designado pelo bispo para atender a paroquia de São José de Piacatu, onde permaneceu até 2007, depois foi transferido para Santópolis , onde foi pároco até 2010, quando então foi transferido para nossa cidade.

Perguntamos ao padre se pretende aposentar se em Andradina e ele respondeu que não depende dele, mas sim da vontade do Bispo.

Padre Sebastião também matou a curiosidade de muitos sobre a vida de um religioso. Sobre a solidão, se um sacerdote sente a falta de uma família? Ele disse que sim, às vezes bate uma solidão, pois nas paróquias que trabalhou antes de Andradina, morava sozinho e não era fácil. Aqui sempre teve a companhia de outros padres, um tempo com o padre Eurípdes, Edvaldo, Luiz Henrique, e agora com o diácono Frances. Mas segundo ele, a família de um padre é a comunidade.

Também cutucamos o padre Sebastião, se padre deve ou não casar, ao que ele respondeu: “Várias tentativas já foram feitas, mas o Vaticano não abre mão disso, não acredito na possibilidade de mudança…entretanto não me preocupo com isso, pois foi uma escolha pessoal, onde sabia que seria decisão permanente, pois não vejo objeção em escolher esse caminho.”

Segundo ele, padre também tem tristeza, alegria, cansaço, problemas pessoais e nas paróquias, pois é um ser humanos como todos, com qualidades e defeitos, mas tudo é superado através da perseverança e da fé em Deus. Enfatizou ainda que as pessoas têm que deixar de serem cristãs na frente do celular e da Internet postando lindas mensagens, pois ser cristão assim é fácil, mas ser cristão é sempre viver buscando a palavra de Deus, através principalmente de atitudes, não apenas de aparências e exibições nas mídias sociais, sair da fé virtual e viver a fé de maneira real.

Perguntamos a ele também se tivesse que voltar ao passado e escolher novamente seu caminho, o que faria…ele disse que faria exatamente as mesmas escolhas, viver em prol dos pobres, dos excluídos e viver dentro da comunidade, pois essa foi a sua escolha de família, faria tudo novamente.

Também tem o discernimento de que não é uma pessoa perfeita, amado por uns e até odiado por outros, mas sempre buscando ser uma pessoa pautada nos seguimentos da palavra divina. Agradeceu também as pastorais, as catequistas, as equipes de música e ministros, por terem o ajudado nessa longa caminhada, pois sozinho seria praticamente impossível administrar uma igreja. Padre Sebastião também ama sua família, pois sempre que sobra um tempinho, vai para Araçatuba ver seus irmãos e seus  sobrinhos Luciane, Cláudio, Cássio e Caique, pessoas especiais em sua vida.

Padre Sebastião, esse foi o nosso homenageado da semana, como personalidade da Semana.

Segue abaixo, registros de alguns momentos importantes na vida do Padre Sebastião:

Deixe seu comentário:

Peça Sua Música no Whatsapp

Fale conosco via Whatsapp: +55 18 99724-2884

Curta no Facebook

Curta no social