Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +55 18 99724-2884

Personalidade em destaque: Manoel Messias de Almeida

Manoel Messias de Almeida, negro com muita honra, realizado no âmbito profissional e pessoal. Nascido em Andradina, filho do saudoso e ex combatente da segunda guerra mundial Euphlosino de Almeida e Manoela Rocha de Almeida (ambos falecidos), caçula de uma família de 07 irmãos.

Foi criado no Jardim Alvorada conhecido na época como baixada preta, teve uma infância inesquecível, estudou na escola Ana Maria, no colégio Augusto Mariane e no colégio Stella Maris onde se formou em Eletrotécnica. Messias sempre foi um amante do esporte, jogou basquete, futebol e até no vôlei deu as suas cacetadas, na verdade ele tinha aptidão para qualquer um dos esportes. Jogou para a seleção de basquete na escola Augusto Mariane tendo no comando o saudoso professor Cardoso no qual foi fonte de inspiração para o Messias no basquete, jogou futebol para a seleção amadora em Andradina entre 1978 e 1980, e ainda em diversas equipes de Andradina.

Mas aos 18 anos resolveu abandonar tudo aqui e tentar a vida em Brasília, onde chegou a fazer testes em times profissionais da capital. Enfim, surgiu a oportunidade de fazer estágio na companhia de eletricidade de Brasília, na empresa de energia da capital do Brasil onde posteriormente se efetivou vindo a trabalhar durante 08 anos como técnico de manutenção de sub estação de alta tensão. Nesse período conheceu a sua esposa Nubia, vindo a se casar aos 25 anos de idade. Mas sempre quando tinha um tempo vinha para Andradina, principalmente na época do carnaval pois seu pai era o presidente da famosa escola de samba Unidos da baixada, fazendo história nos anos 70 e 80, chegando a desfilar com 400 componentes, sempre com a performance do Manoel Messias tocando seu pandeiro pois também é apaixonado pelo samba.

Hoje ele lamenta o término do carnaval em Andradina, pois nem o carnaval que existia no ginásio de esporte, não existe mais. Triste ele vê os Andradinenses se deslocarem para outras cidades da região para poder curtir o carnaval, sendo que aqui deveria ser o polo regional de foliões. Ele inclusive desfilou na escola Nene de vila Matilde em 2018, enfim, o samba está no seu sangue.

Manoel Messias começou a se interessar pela política em Brasília através do movimento Negro unificado militante. Ele também fez parte do Sindicato dos eletricitários de Brasília.

Em 1988 filiou-se ao PT onde foi presidente por 03 mandatos (inclusive o atual) saiu candidato a vereador por 03 vezes onde teve expressiva votação, não sendo eleito por questões de legenda. Participou de forma efetiva também no sindicato dos eletricitários da Cesp, hoje é uma pessoa reconhecida pelo diretório nacional do PT partido que está no seu coração, também participou dos movimentos Negros de Andradina.

Hoje aposentado, se sente orgulhoso de ter ocupado vários cargos públicos na época em que o PT governou nossa cidade durante 08 anos. Foi assessor como secretário de governo, secretário de administração, secretário de Direitos Humanos, secretário de esporte e chefe de gabinete. Segundo ele, para um negro ocupar esses cargos é motivo de orgulho, pois o país é um país onde o racismo ainda existe.

Manoel Messias, pai de 04 filhos, Anderson, Samora, Oraniã e Obaioni, também 04 netos, Anderson Filho, João Manoel, Ana Júlia e Maria. Se diz estar realizado em todos os sentidos. Mas nós queremos tirar ele do sossego em que está vivendo, convidamos Messias para fazer um programa de esportes aos sábados, comigo às 18h, pois ele é apaixonado por esportes, aceitou. Então aguarde, em breve Manoel Messias estará fazendo parte da equipe da Metrópole fm.

Hoje contamos um pouco da história desse cara nota 10, Manoel Messias de Almeida.

Deixe seu comentário:

Peça Sua Música no Whatsapp

Fale conosco via Whatsapp: +55 18 99724-2884

Curta no Facebook

Curta no social